Coral Diversidade

                Trabalhando em sala de recursos, psicopedagoga e misicista, participante e atenta aos problemas da escola em geral e observando a preocupação dos demais colegas professores com a organização do comportamento dos alunos quanto a disciplina em sala de aula, resolvi propor um trabalho diferenciado que envolvesse aos alunos num convite desafiador de construir um trabalho coletivo, onde eles percebessem que cada um faz parte do todo e onde poderiamos fazer a diferença. 

                  Diante da necessidade da escola em organizar o seu Coral de Final de ano, como musicista desde a minha pré escola, acostumada a vivênciar a formações de vários grupos prazeiroso de busca e aprimoramento através da música, propus à escola um trabalho diferenciado onde uniria conceitos como; união, disciplina, bom comportamento, elementos para melhorar o aprendizado dos alunos e inclusão numa mesmo projeto. 

                    Meu objetivo era o de promover a sensibilização musical das crianças da nossa escola, garantindo um espaço de troca de vivências pessoais, buscando discutir dos fatos e relações que ocorrem dentro da escola.

 

A história 

Em outubro, o Coral Diversidade que une toda a escola do primeiro período num trabalho musical e cantos e natal, para apresentação ao início do mês de dezembro. Neste trabalho discutimos muitos temas transversais que variam desde a inclusão, pois as crianças da sala e recurso em deficiência auditiva participaram cantando em Libras junto com os demais alunos da escola, até temas sobre; comportamento, respeito, direitos de cada pessoa e direito de todos, disciplina, organização pessoas e compromisso, respeito às diferenças individuais, bulyng, amizade, problemas da nossa sociedade e suas causas, condutas individuais e suas consequencias para o coletivo, visão de um trabalho coletivo, confiança e harmonia para o bemviver.

No trabalho específico da música não foi fundamentado na leutira de partituras ou nos valoras de notas musicais, o foco foi o trabalho com rítimo, o conhecimento do corpo como um instrumento, percussão, cânone, sonoridade para o canto, vocalizes com o conhecimento da sonoridade das notas musicais, das vogais musicais e da marcação corporal e vocal dentro do pulso estabelecido pelas músicas utilizadas, como segue especificando:

Usando as letras das música como veículo de trabalho, alinhavamos as discussões, sobre os mais variados temas. Aprendemos outras línguas, incluindo LIBRAS, discutimos costumes e novas formas de ver o mundo, de encarar a vida. Discutimos os nossos próprios costumes, o que é ou não adequado para a construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário. Levantamos através da percepção dos alunos os fatos do cotidiano da sociedade em que vivemos e das comunidades a que pertencemos.

Tivemos ainda a favor deste projeto o trabalho com rítmico e as méticas dos compaços musicais que favorece ao raciocínio lógico matemático; brincadeira de roda, cânticos infantis, jogos indíginas, parlendas e muitas outras contribuições musicais trazidas ao Brasil por outras culturas, com isto fotalecemos o estudo do nosso país e suas raízes; postura corporal no tempo e no espaço reafirmando o bom desenvolvimento psicomotriz do aluno; ; a atenção e o respeito ao regente que orienta e organiza o formato final do trabalho diante do seu melhor entenimento; a discussão sobre a inclusão no respeito ao tempo a aprenizado de cada integrante o grupo e suas formas de expressão; o trabalho com cânones que estimula atenção, concentração, e disciplina ao aguardar o seu momento de expressar-se; e ainda, coordenação motora, despertar para as possibilidades das senseções de toda a boca para o canto, etc.

Em ensaois semanais de quatro aulas, ora com ao anos iniciais (1º e 2º) ora com 3º, 4º e 5º anos adequando a necessidade de interesse e tempo disponíveis para este trabalho. Num arranjo bem caseiro contei com a colaboração da  equipe gestora da escola, bem como com os professores as classes comuns, que se organizaram numa clara resposta de auxílio ao trabalho proposto.

Os resultados 

Vídeos da Cantata > Natal da turma da Mônica

 https://www.youtube.com/watch?v=2WxiYQLUtNU&feature=youtu.be

 > Pinheirinho

https://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DAeat217tMHU%26feature%3Dyoutu.be&h=DAQHY6Vkt

> Velhinho

https://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DesGBnM5veyQ%26feature%3Dyoutu.be&h=oAQEF4s9A

> Natal todo dia (Libras) https://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DgGEzl1ysKGE%26feature%3Dyoutu.be&h=WAQEkZ86u

 

 

Galeria de Fotos: Coral de Natal 2012

A galeria de fotos está vazia.

Ao final de tudo o projeto foi avaliado por todos:

 

Projeto – Coral Diversidade – Avaliação da escola

(6) Professoras  (2) Equipe gestora   (1)  limpeza (1)PME (1) agente escolar

Diga o que você achou do trabalho do Coral

(10) gostei   (0 ) não gostei  (3) gostaria de participar na próxima vez

(10) foi organizado    (0 ) foi desorganizado

(4) notei que  ajudou os alunos nos estudos de outras matérias

(4) notei mudanças no comportamento de alguns alunos

O que eu gostei?

( 7 ) das músicas  (9 ) do resultado da apresentação 

(5) das brincadeiras cantadas  (3 ) das conversas sobre tudo

(4) da gentileza que gera gentileza  ( 6) do respeito de todos com todos

(8) da organização  (1) da movimentação dos alunos nos corredores

(5) da autonomia dada aos alunos na sua condução dentro da escola

Gostaria que o coral continuasse?

(11) sim  (0 ) não    Por que:

 É uma atividade extra classe, que desenvolve habilidades e competências múltiplas; é importante para os alunos; Além de mudar a cara da escola o principal resultado foi o respeito e valorização do ser humano; é maravilhoso; senti as crianças mais unidas, esperando o movimento de interagirem com as outras crianças, independente das turmas a que pertenciam; foi ótimo, adorei, me emocionei; notei que melhoraram na disciplina e no respeito com os colegas.

Sentiu que participar do coral  ajudou os alunos em alguma coisa?

(5) concentração ( 3 ) foco (7) comportamento (5) organização individual

(7) respeito entre os alunos

(7) respeito para com os professores   

(0) não reparou em nada (0) não fez diferença nenhuma

(0) outras observações    Quais:_

Além de se sentirem importantes, adquiriram auto-confiança.

É um trabalho que seria interessante, e mais proveitoso, se começado no início do ano letivo. No final do ano os resultados , certamente, seriam muito mais positivos. Fica a sugestão para 2013

Que se tornasse um projeto da escola, o ano inteiro, Que tivesse várias apresentações (dia das mães, dia da criança, festa junina, etc.) Aulas duas vezes por semana, com a professora Valnete muito dedicada e organizada.

O problema de desordem no comportamento diminuiu.

Melhora na disciplina e no respeito com os colegas.

 

Gostou da forma como a professora elaborou e executou o trabalho com os alunos?

Sim, a professora conduziu muito bem o trabalho do coral, com propriedade sobre o assunto.

Não assisti aos ensaios por isso não posso opinar, porém o resultado foi muito bom (apresentação) na organização, no ritmo; percebeu-se que os alunos foram muito bem ensaiados. Parabéns à professora.

 Adorei principalmente a organização.

Com certeza a participação melhorou muito o comportamento até dos que foram assistir.

Sim,  valorizou os alunos, levantou a auto estima deles e mostrou que eles são capazes de tudo.

O resultado foi ótimo.

Sim ela foi muito determinada.

A professora foi excelente, muito organizada, conseguiu tirar o melhor de cada criança.

 

Faça outras observações que achar pertinente:

Gostaria que o coral tivesse números iguais e alunos de cada classe;

Oportunidades iguais para todos, ou que este projeto então, fosse direcionado apenas para os 3º, 4º e 5º anos.

·         Duas vezes por semana;

·         Trabalhar coral por turma;

Apresentação fora da escola. Ex Parque Santos Dumont, Sesc, em outra escola, etc.

É importante ter na escola um trabalho que traga união, mudança no comportamento das crianças.

Parabéns, parabéns, parabéns.

 

Tabulação dos dados da Pesquisa dos Alunos

 

Você é coralista (27 ) sim*           ( 23 ) não

Diga para nós o que você achou do trabalho do Coral

(24*/11) gostei   ( 0*/4) não gostei  ( 8*/2 ) gostaria de participar na próxima vez

(16*/8  ) foi organizado    ( 3*/5 ) foi desorganizado

( 9*/3) me ajudou nos meus estudos de outras matérias                                                                          

O que eu gostei?

(22*/12 ) das músicas  (11*/4  ) do resultado para a apresentação 

(19*/9 ) das brincadeiras cantadas  ( 11*/2 ) das conversas que tivemos sobre tudo

( 10*/2 ) da gentileza que gera gentileza  (19*/10) do respeito de todos com todos

Gostaria que o coral continuasse?

(22*/19) sim  (0*/7 ) não    Por que: sim - 3*/ 1 é legal; É gostoso; é bom por que me ajudou a respeitar o outro; porque ela é legal;é muito interessante e nós aprendemos sobre tudo; para outras crianças poderem participar(2); é legal e gostoso; muito bom;

não – é chato 2 tenho vergonha 1 eles gritam mais do que cantam 1; acho os corais legais; só deve ter no natal.

*Sentiu que participar do coral te ajudou em alguma coisa?

( 16*/4 ) concentração  ( 12*/9 ) comportamento  ( 12*/2 ) respeito seu para com os outros colegas

( 11*/3 ) respeito para com os professores  (9*/7 ) respeito dos outros colegas com você 

(4*/1  ) na forma de você se organizar   (1*/ 2  ) na organização com seus colegas

(0*/2  ) não reparou em nada  (5*/4 ) não fez diferença nenhuma

Gostou da professora e de como ela trabalhou com você?  Poderia nos explicar:

Sim ela foi muito gentil comigo e com os outros colegas; eu gosto dela que é muito legal; foi muito legal, mas agente erra um pouco; eu adorei a professora, as brincadeiras são legais; porque ela ensina quem não sabe, ela já me ajudou e é muito legal, é muito divertido...; porque a professora é boazinha. Sim, porque me ensinou a cantar; eu gostei por que ela me ajudou a cantar melhor, é uma professora boa; com brincadeiras e atividades; fez muitas brincadeiras; por que aprendemos muita coisa de um jeito engraçado e divertido; ela é muito animada e faz brincadeiras, conversa com agente; é muito legal engraçada, ensinou agente a cantar e que gentileza gera gentileza; para os outros participarem também; é legal e divertido; gostei da professora; ela é a melhor do mundo;*

Ela é engraçada; não participei; ela ensinou a cantar.

 

Diga o que quiser neste espaço, ok?

Eu acho que, na minha opinião deveria ser mais vezes; eu queria mais vezes; a escola precisa disso; eu poderia ser igual todos os dias no coral; eu estou gostando muito de participar com os meus colegas e estou me divertindo no coral, eu gosto muito; eu gosto do coral e se tivesse todo o ano eu iria participar; Adoramos ela é muito legal, além do mais nos ensinou bastante coisa e me ajudou nas outras matérias!! Tá legal o Coral, foi sensacional, mas nós precisamos se dedicar mais; adorei o coral; Gostei; ótimo; divertido; é legal, beijos de amor e de alegria;*

 

A música é muito alegre; eu acho que o coral poderia melhorar; eu tenho vergonha, por isso não quero participar; deve ser mais legal; quero participar do coral; Gostaria de cantar mas não sei se canto bem...