Psicopedagogia             

O trabalho se inicia com a queixa (o problema em si) e o levantameno do histórico de vida, seguida de uma observação do viver do aprendente nos círculos; escolar, familiar e social. Ao final  com a devolutiva os pais ou cuidadores tomam ciência dos hipótese diagnóstica encontrada neste período. Neste momento também são feitas as possíveis indicações a outros profissionais quando necessário. 

        Os caminhos para tal envolvem desde o lúdico; com jogos, música, leitura, arte, dramatizações, os estudos específicos, quando há necessidade de refazer conceitos acadêmicos, psicomotricidade e também a música (Sensibilização Musical).

 Psicopedagogia Clínica  

        O foco principal é a pessoa (individualmente ou em grupo); avalia, levanta a hipótese diagnóstica identificando as causas que provocam os sintomas que o trouxe ao consultório. Depois desta investigação aponta um programa para o trabalho de correção que envolve os processos da psicopedagogia.

 Psicopedagogia Institucional

 

            Pelos mesmos caminhos que usam o lúdico,(aqui é  com as dinâmicas), e com outra linguagem é desenvolvido o trabalho com escolas e empresas.Aqui o foco volta-se para aquele que labora e busca relações de trabalho, que aprende mas também ensina, na busca constante por motivação, produtividade e satisfação de todos os envolvidos no processo de produção e serviço.