Psicopedagogia Institucional
Analisa e formula propostas que visam a melhorar a matriz relacional entre o conhecimento, quem o ensina e quem o aprende. Proporciona a compreensão de realidade diagnosticada e das características que possibilitam um trabalho autônomo e com autoria de pensamento de seus atores.
Como na clínica partimos do problema para então observar empresa em partes e por inteiro, junto com um grupo representativo dos seus setores. Passamos à observação sistemática usando métodos científicos de pesquisa para chegar ao momento da devolutiva.
A devolutiva é o momento onde, aos diretores e responsáveis pelo trabalho, são apresentados gráficos e relatórios com o resultado das observações feitas e juntos constatamos fatos e a necessidade de alteração do fazer desta instituição para a participação de todos, a partir disso, com os caminhos apontados pela psicopedagoga, construímos as possibilidades de tarefas e ajustes para que cheguemos onde todos desejam chegar.
Consultoria a empresas, cooperativas.
O trabalho se verifica com a realização de intervenções junto aos grupos de profissionais ou trabalhadores de um sistema organizacional consciente de seu desejo de mudança no modo de fazer e aprender o seu dia a dia.
As instituições passam por uma avaliação que através de dinâmica de grupos, entrevistas e levantamentos pessoais de seus membros para podermos localizar a fonte que originou necessidade de mudanças e novas adequações. Organizamos um grupo representativo para conduzir a vontade expressa da instituição com um todo, e depois das pesquisas específicas e com os dados pesquisados organizados chega o momento da devolutiva. Aqui apontamos caminhos analisamos os fatos e discutimos as possibilidades e potencialidades individuais e do grupo para uma intervenção de mudança que todos desejam, traçando metas para o crescimento da instituição e consequentemente de cada um.
Escolas
Além do trabalho descrito acima numa visão empresarial a uma proposta mais voltada a educação e as questões afetas ao processo ensino aprendizagem desta maneira:
- Atuando diretamente com professores, educandos, suas famílias e a comunidade escolar quando haja necessidade.
- Nos processos de inclusão, nas adaptações curriculares, criando capacitações aos professores para auxiliar o trabalho diário das dificuldades dos alunos.
- Palestras aos pais e professores informando os processos de aprendizagem e suas dificuldades possíveis.
- Capacitações aos professores com temas de relevância como: Síndrome de Burnout, trabalho com música bem como as formas de reconhecimento das dificuldades de aprendizagem.
- Procedendo avaliações coletivas (nas classes) para detecção de problemas de aprendizagem.
- Acompanhamento e encaminhamento de educandos com dificuldades de aprendizagem, bem como aos professores, trazendo informações importantes para melhor entendimento do aluno, seu processo de aprendizagem e sua tarefas possíveis.