TDAH - Idéias que podem ajudá-lo no trato diário de crianças/adolescentes.

05-10-2010 19:18

TDAH

Idéias que podem ajudá-lo no trato diário de crianças/adolescentes.

1.      Reduzir os atrasos de tempo e comunicar o tempo.

·         Se possível, reduzir ao mínimo os tempos de espera.

·         Usar controladores de tempo, timers, relógios ou outros dispositivos que mostrem o tempo como algo físico, no caso de haver limites de tempo para a realização de tarefas.

2.      Comunicar informações importantes.

·         Colocar lembretes, dicas, sugestões e outras informações-chave em pontos críticos do local para lembrar à criança ou ao adolescente o que deve ser feito. Criar quadros de aviso, onde as informações importantes devem ser encontradas com facilidade.

3.      Comunicar a motivação (pensar “vencer/vencer”).

·         Usar sistemas de símbolos, programas de recompensa, privilégios ou outros reforçadores para ajudar a motivar a criança ou o adolescente com TDAH. Adapte a linguagem à idade da criança.

4.      Comunicar a resolução do problema.

·         Tentar reduzir os problemas mentais a problemas físicos ou tarefas manuais, em que as peças do problema podem ser manualmente manipuladas para se encontrar soluções ou criar novas idéias. Se possível discutir estratégias e planejamentos de ação com sua criança ou adolescente.

5.      Usar o retorno imediato.

·         Agir rapidamente após um comportamento da criança/adolescente para proporcionar imediato retorno positivo ou negativo.

6.      Aumentar a frequência das consequências.

·         Proporcionar mais retorno e consequências para o comportamento com mais frequência do que é necessário para uma criança ou adolescente que não tenha TDAH.

7.      Aumentar a responsabilidade em relação aos outros.

·         Fazer a criança ou o adolescente ser explicitamente responsável por alguém, várias vezes durante o dia (durante a tarefa ou o local) quando coisas precisarem ser feitas.

8.      Usar recompensas mais visíveis e artificiais.

·         As crianças e os adolescentes com TDAH necessitam de incentivos mais fortes para motivá-los a fazer o que os outros fazem com pouca motivação.

·         Você pode precisar usar recompensas de alimentos, brinquedos, privilégios, símbolos, dinheiro ou outros materiais para ajudar a motivá-los a “trabalhar”.

9.      Mudar periodicamente as recompensas.

·         As pessoas com TDAH parecem se entediar mais facilmente com algumas recompensas; por isso, periodicamente, encontre novas formas para manter o programa interessante.

10.   Tocar mais, falar menos.

·         Quando precisar dar uma instrução, aprovação ou reprimenda:

·         Vá até a criança/adolescente.

·         Toque na mão, no braço ou no ombro.

·         Olhe-o nos olhos.

·         Seja breve em suas declarações, sem muitas justificativas.

·         Depois encoraje a criança/adolescente a repetir o que você acabou de dizer.

11.  Agir mais e falar menos.

·         Proporcione consequências mais imediatas para lidar com o bom e o mau comportamento, em vez de ficar “falando sem parar no assunto”, evite resmungar ou fazer discursos moralizadores sobre o problema.

12.  Negociar ao invés de impor.

·         Seguir estes seis passos para uma negociação efetivado problema:

·         Defina o problema, escreva-o e mantenha os membros da família informados da tarefa.

·         Gere uma lista de todas as possíveis soluções. Neste estágio não critique.

·         Depois das soluções listadas, deixe que cada pessoa possa criticar brevemente cada possibilidade.

·         Escolha a opção mais agradável.

·         Torne esse tratado como um contrato. ( todos os membros da família devem assiná-lo)

·         Estabeleça também as penalidades pela quebra de contrato.

13.  Conserve o senso de humor.

·         Descubra o humor, use de ironia, encontre a frivolidade ou as partes cômicas que são comuns da vida diária com as crianças/adolescentes e ria com seu filho sobre tais situações.

14.  Utilize as recompensas antes de punir.

·         Mude um comportamento problemático:

·         Identifique o comportamento positivo ou pró-social que quer para substituir o comportamento problemático e o faça.

·         Seja generoso nas recompensas, elogie, mostre aprovação a cada novo comportamento, toda vez que o observar.

·         Depois de uma semana agindo assim, se necessário, use punições leves (perda de um privilégio, saída ou símbolo) na ocorrência do comportamento problemático que quer mudar.

15.  Antecipe os ambientes problemáticos, principalmente para crianças pequenas e faça um plano de transição:

·         Antes de iniciar uma nova tarefa, atividade ou antes de entrar em um lugar novo, pare!

·         Reveja duas ou três regras que a criança deve obedecer.

·         Faça com que repita para você estas mesmas regras.

·         Estabeleça incentivo ou recompensa.

·         Também a punição para a quebra destas regras.

·         Use o novo local para dar algo ativo à criança, uma tarefa por exemplo.

·         Comece a tarefa, entre no local novo e siga seu plano.

·         Recompense durante a tarefa ou atividade.

16.  Mantenha o senso de prioridade.

·         A maior parte do que pedimos para as crianças/adolescentes fazerem são de pouca importância e tediosas no esquema maior de seu desenvolvimento.

·         Concentre-se nas atividades ou tarefas mais importantes a longo prazo (escola, relação com os pares etc.) ao invés das menores (limpar, catar coisas etc.) que contribuem menos para o desenvolvimento a longo prazo. Evite desgaste emocional desnecessário

17.  Mantenha a perspectiva do transtorno.

·         O TDAH é um transtorno neurogenético; seu filho(a) não escolheu ser assim.

18.  Pratique o perdão de seu filho, de você mesmo ou ainda das outras pessoas que possam interpretar mal o comportamento dele(a).

 

* Documento baseado no livro – Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade; Russell A. Barkley e Kevin R. Murphy