Música em sala de aula
Usando Música em Sala de Aula -
Trabalhar usando música, como pano de fundo ou ainda como tela principal da aprendizagem, é importante para despertar no aluno e no professor diversas, fontes de prazer que provocam os sentidos à curiosidade, despertam interesse, ensinam a ouvir, une as pessoas e ainda aliam a isso tudo as emoções...
Buscar dentro destes Seres, aliados tão ilustres, só pode resultar num ambiente delicioso e como consequência, favorável à aprendizagem.
Na educação infantil (primeiro setênio), vamos encontrar uma infinidade de brincadeiras e canções infantis (novas e antigas), parlendas, cantigas de roda e de ninar, que trazem um pouco de cultura, emoções e valores das relações humanas, e ajudam na formação desta criança que já tem suas experiências, mas ainda precisa de modelos para de continuar a se construir, até a vida adulta.
Mas adiante, no ensino fundamental, uma boa música, bem construída em acordes e valores musicais, já conta história em suas letras, define valores de conceitos de diversas disciplinas, o que facilita para o professor o manuseio desses, no momento da “ensinagem”. Você já pensou nisso?
Da mesma maneira segue o ensino médio, mais rico ainda com as contribuições de nossos compositores e poetas ímpares, a falar de nossas lutas sociais, amores, costumes, vivência diária e etc.
A disciplina de música, agora obrigatória nas escolas e já não sem tempo, é um momento específico para conceitos próprios de construção e entendimento da mesma, não falo aqui disto. Falo de juntar as disciplinas tradicionais a este elemento mágico e delicioso que é ouvir e cantar... Então veja porque:
Música e aprendizagem
Ø O trabalho com música nos ajuda: a memória, atenção, coordenação motora ampla e específica, capacidade de aprender, aumenta o vocabulário, estimulação e amplia as respostas ao toque e a outras percepções sensoriais, preservam os neurônios e as ligações neurais que trazemos ao nascer.
Como?!!
Ø Ativando os centros superiores do córtex cerebral quando expostos a músicas de qualidade (construídas com bons padrões harmônicos).
Ø Aprendemos, estimulamos, desenvolvemos habilidades, estreitamos afetividades, nos conhecemos melhor, nos amamos mais, sempre nos divertindo, porque cantamos muito...
Música e prazer
Ø Ao nos acompanhar ela trás consigo o poder de ativar as boas emoções que guardamos em nós, mesmo sem estarmos atentos a ela.
Ø Na interação com ela e principalmente cantando, ativamos no cérebro a área ligada ao prazer diminuindo tensões e ansiedades.
Música e criança
Ø Bebê – resgata o período de gestação – tranqüilidade
Ø Estimula percepções sensoriais
Ø Preserva ligações neurocorticais
Ø Aumenta o vocabulário
Ø Trabalha o ritmo interno
Ø Estrutura o ritmo externo
Ø Informa sobre a cultura (cantigas de ninar, roda)
Ø Estimula o pensamento lógico e matemático.
Então mãos a obra, a Internet uniu a acercou-nos de tudo. Busque por Palavra Cantada, Arnaldo Antunes, Telma Chan, e outros autores e maestros específicos para criança. Autores e músicos populares, que não fazem parte do universo dos nossos jovens, tem muito que mostrar, experimente e verá que AULA você pode construir!