Música em sala de aula

18-08-2010 16:55

 Usando Música em Sala de Aula -             

         Trabalhar usando música, como pano de fundo ou ainda como tela principal da aprendizagem, é importante para despertar no aluno e no professor diversas, fontes de prazer que provocam os sentidos à curiosidade, despertam interesse, ensinam a ouvir, une as pessoas e ainda aliam a isso tudo as emoções...

Buscar dentro destes Seres, aliados tão ilustres, só pode resultar num ambiente delicioso e como consequência, favorável à aprendizagem.

         Na educação infantil (primeiro setênio), vamos encontrar uma infinidade de brincadeiras e canções infantis (novas e antigas), parlendas, cantigas de roda e de ninar, que trazem um pouco de cultura, emoções e valores das relações humanas, e ajudam na formação desta criança que já tem suas experiências, mas ainda precisa de modelos para de continuar a se construir, até a vida adulta.

          Mas adiante, no ensino fundamental, uma boa música, bem construída em acordes e valores musicais, já conta história em suas letras, define valores de conceitos de diversas disciplinas, o que facilita para o professor o manuseio desses, no momento da “ensinagem”. Você já pensou nisso?

         Da mesma maneira segue o ensino médio, mais rico ainda com as contribuições de nossos compositores e poetas ímpares, a falar de nossas lutas sociais, amores, costumes, vivência diária e etc.

         A disciplina de música, agora obrigatória nas escolas e já não sem tempo, é um momento específico para conceitos próprios de construção e entendimento da mesma, não falo aqui disto. Falo de juntar as disciplinas tradicionais a este elemento mágico e delicioso que é ouvir e cantar... Então veja porque:

Música e aprendizagem

Ø      O trabalho com música nos ajuda: a memória, atenção, coordenação motora ampla e específica, capacidade de aprender, aumenta o vocabulário, estimulação e amplia as respostas ao toque e a outras percepções sensoriais, preservam os neurônios e as ligações neurais que trazemos ao nascer.

 Como?!!

Ø      Ativando os centros superiores do córtex cerebral quando expostos a músicas de qualidade (construídas com bons padrões harmônicos).

Ø      Aprendemos, estimulamos, desenvolvemos habilidades, estreitamos afetividades, nos conhecemos melhor, nos amamos mais, sempre nos divertindo, porque cantamos muito...

Música e prazer

Ø      Ao nos acompanhar ela trás consigo o poder de ativar as boas emoções que guardamos em nós, mesmo sem estarmos atentos a ela.

Ø      Na interação com ela e principalmente cantando, ativamos no cérebro a área ligada ao prazer diminuindo tensões e ansiedades. 

Música e criança

Ø      Bebê – resgata o período de gestação – tranqüilidade

Ø       Estimula percepções sensoriais

Ø      Preserva ligações neurocorticais

Ø      Aumenta o vocabulário

Ø      Trabalha o ritmo interno

Ø      Estrutura o ritmo externo

Ø      Informa sobre a cultura (cantigas de ninar, roda)

Ø      Estimula o pensamento lógico e matemático.

         Então mãos a obra, a Internet uniu a acercou-nos de tudo. Busque por Palavra Cantada, Arnaldo Antunes, Telma Chan, e outros autores e maestros específicos para criança. Autores e músicos populares, que não fazem parte do universo dos nossos jovens, tem muito que mostrar, experimente e verá que AULA você pode construir!