Grandes acomodações em classe para crianças ou adolescente com TDAH

19-08-2010 15:38

 Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba, que somente um profissional especializado poderá avaliar e diagnosticar de fato o que ocorre com a sua criança. Caso aconteça que depois de encaminhado, haja a constatação da presença do Transtorno de Atenção e Hiperatividade, vão aqui alguns ajustes em sala de aula que poderão ajudá-lo a organizar melhor seu dia-a-dia. Lembre-se ainda que pode haver problemas de atenção separados da hiperatividade. Então adapte os tópicos abaixo a cada uma de suas crianças individualmente.

Manejo da Classe: Considerações Básicas 

·                    Não obrigue a criança a repetir a série no próximo ano! A pesquisa mostra que isto prejudica, não ajuda.Ao contrário, faça um plano de tratamento.

·                    Use as primeiras semanas do ano letivo para estabelecer o controle de seu comportamento.

·                    Reduza sua carga de trabalho total.

·                    Dê-lhe pequenos cotas de trabalho de cada vez, com interrupções freqüentes (por exemplo, 5 problemas de cada vez, não 30).

·                    Use a disposição tradicional das carteiras (isto é, todas as carteiras voltadas para a área de ensino).

·                    Sente uma criança com TDAH perto da área de ensino, para permitir mais supervisão e fiscalização.

·                    Vise primeiro a produtividade (número de problemas tentados); depois, concentre-se na acurácia.

·                    Não mande para casa trabalho de classe inacabado.

·                    Dê atribuições de lição de casa semanais, para que os pais possam planejar sua semana em conformidade com elas.

·                    Reduza/elimine as lições de casa para crianças do ensino fundamental ( em pesquisas executadas, não há uma demonstração clara de que a lição de casa beneficia as crianças antes do ensino médio).

              - Se tive de ser dada lição de casa, mantenha-a em um total de 10 minutos X a série na escola.

·                       Permita alguma inquietação na área de trabalho.

·                       Faça pausas freqüentes para exercícios físicos.

·                       Providencie divisórias coloridas e outros sistemas de organização comerciais.

·                       Experimente usar o texto com codificações coloridas, usando marca textos para assinalar os pontos principais.

·                       Use o ensino participativo: Dê aos alunos algo que fazer para ajudá-lo enquanto ensina.

·                       Experimente usar lousas laminadas, não respostas impulsivas. Cada criança fica com um quadro branco e uma caneta hidrográfica, e quando as perguntas são feitas, todos escrevem a resposta em seu quadro e o levantam no ar.Só chame algum aluno depois que todos os quadros tiverem sido levantados.

·                 Chame uma lição de casa de “colega de estudo”.

              - Use um “colega tutor” fora da escola (ver adiante).

·              Intercale as atividades de baixa atratividade com as de alta atratividade para manter o nível de interesse.

·              Seja mais animado, teatral e dramático quando ensinar (torne seu ensino interessante!).

·              Quando falar com uma criança com TDAH, toque nela (coloque uma mão na mão, no braço ou no ombro da criança).

·              Programe as matérias mais difíceis para os primeiros períodos do dia letivo.

·              Use ensino direto, aprendizagem programada ou materiais de ensino extremamente estruturados.

·              Faça a criança preestabelecer objetivos de trabalho (“Quantos problemas você pode fazer para mim?”).

·              Providencie o mais cedo possível o uso do teclado e do processador de texto.

·              Requeira anotações contínuas durante as aulas expositivas e durante a leitura.

 

Tutores dos pares

·              Crie e distribua materiais (apostilas de trabalho).

·              Ensine à classe novos conceitos e habilidades.

·       Proporcione instruções iniciais para o trabalho a ser feito.

·              Divida a classe em díades (duplas).

·              Faça um aluno ser o tutor e testar o outro.

·              Circule, treine e supervisione as duplas.

·              Alterne os papéis (tutor vs. Aluno) na dupla.

·              Agrupe semanalmente os alunos em novas duplas.

·              Faça um gráfico e coloque em um quadro os resultados dos testes.

 

       Manejo da classe: Aumentando os incentivos      

·              Aumente os elogios, a aprovação e a apreciação.

           - Faça muitos elogios curtos durante o dia.

·              Use um sistema de símbolos, ou pontos, para organizar as conseqüências das atividades do dia.

·              Consiga que os pais enviem jogos e brinquedos usados para aumentar o suprimento da classe.

·              Experimente recompensas baseadas em equipe (quatro ou cinco alunos por equipe; as equipes competem).

·              Permita freqüentemente o acesso a recompensa (diariamente ou com maior freqüência).

·              Mantenha a proporção entre recompensa e punição em 2:1 ou maior, de forma que a classe permaneça sendo gratificada, do que punida.

 

Colocando Regras e Tempo em formas física 

·              Afixe as regras em cartazes para cada período de trabalho.

·              Crie um sinal de parada com três lados em congruência com as regras de classe para as crianças menores:

            - Vermelho = leitura; Amarelo = trabalho na carteira; Verde = jogo livre.      * (O professor deverá adequar este exemplo ao grau de maturidade de sua turma).

·              Coloque conjuntos de cartões laminados coloridos nas carteiras, com um conjunto de regras para cada matéria ou atividade em classe.

·              Faça a criança recordar as regras no início de cada atividade.

·              Use timers, relógios, indicação de tempo gravada ou outros dispositivos para mostrar quanto tempo as crianças ainda têm para realizar uma atividade.

 

Treinando a Autoconsciência

·              Faça as crianças registrarem suas produtividades de trabalho em uma tabela ou gráfico diário. Discuta os avanços com o grupo classe.

·              Faça a criança se auto avaliar em um cartão de conduta diário e pessoal.

Nos casos mais graves:

·              Faça a criança usar um dispositivo (improvise junto aos pais) de timer vibratório para a visar à criança periodicamente que deve prestar atenção.

        (material disponível para compra em https://addwarehouse.com, sob o título de “Training”).

·        Use avisos confidenciais não-verbais para adolescentes (por exemplo diga-lhes que, se você deixar cair um clipe de papel ao lado de sua carteira, isso não foi acidental). Para ele, é um aviso para prestar atenção em você.

 

Possíveis Métodos de Punição

·        Cheque com o diretor da escola sobre as políticas de punição da unidade escola!

·        Personalize reprimendas leves, privadas e diretas (ir até a criança, tocar a criança no braço ou ombro, fazer uma delação corretiva breve).

·        A chamada de atenção imediata é a chave da disciplina: Acelere a justiça! O que faz a punição funcionar é a velocidade com que ela é implementada após o comportamento inadequado.

·        Use o custo da resposta (a perda de símbolos ou de um privilégio ligado ao mau comportamento).

·        Estabeleça um local de “esfriamento” para readquirir o controle emocional, no caso de crianças com hiperatividade.

·        Somente nos casos muito graves use as suspensões da escola ou as expulsões de classe para os alunos com transtornos de comportamento/emocionais.

Exemplos de Cartão de Relatório Diário

         Por favor, avalie o comportamento desta criança hoje nas áreas a seguir listadas. Use uma coluna separada para cada matéria ou período de aula. Use as seguintes avaliações: 1 = excelente, 2 = bom, 3 = razoável, 4 insatisfatório, 5 = muito insatisfatório. Depois rubrique o espaço no final da sua coluna. Organize tudo em um cartão diário e no verso acrescente seus comentários da criança.

1.Cartão de relatório diário do comportamento na escola

                                                         Período de aula/matérias

 

Comportamentos a serem avaliados:                   1      2        3       4       5      6       7      

Participação na aula

Desempenho no trabalho em classe

Obediência às regras da classe

Bom relacionamento com as outras crianças

Qualidade da lição de casa, se houver

Rubrica do professor

 

2Cartão de relatório diário do comportamento na escola

                                                      Período de aula/matérias

 

Comportamentos a serem avaliados:                      1   2       3       4       5      6      7

Não implica com os outros; não insulta nem humilha

Segue as regras do recreio e do tempo livre

Bom relacionamento com as outras crianças

Não briga nem bate; não chuta nem dá socos

Rubrica do professor

* este é para uso com alunos com distúrbios de comportamento

* Proposta adaptada de:

Barkley, Russell A. e Murphy Kevin R. – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – Artmed - 3ª edição